Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

12
Nov17

Pizza bacalhau

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Sinto que a telepizza faz algumas pizzas para os apanhados, ou mais actual para o riddiculessness.

Follow
10
Nov17

Banho

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Ontem aprendeu a chapinhar. Esteve ele todo contente e nós a rir e a apreciar. Até acabar o banho e eu olhar para o chão...

Follow
09
Nov17

Privação de sono

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

O pai ficou a por a arrotar e adormecer e eu vim para a cama. Noite que até correu bem. Acordei para o amamentar três vezes. O pai mudou a fralda. De manhã olho para ele e não era o mesmo pijama com o que tinha deixado depois de mamar e antes de dormir. Pânico total. Fui eu que mudei o pijama? Quando? Ia jurar que estava com o pijama durante a noite. Bolçou? Fez xixi? Mensagem ao pai. Bolçou logo após o deixar para arrotar e já estava com este pijama a noite toda. Portanto eu peguei nele três vezes e não vi que tinha outra roupa o que é algo preocupante. 

Follow
09
Nov17

Pico de crescimento dos três meses, vacinas, cólicas e regressão do sono #2

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

 

E as noites? É a pergunta para queijo. A pergunta mais comum. Chegamos às oito horas. Verdade. Mas para lá chegar passou a ser preciso três dias. As cólicas juntaram-se à regressão do sono e foi uma festa. A regressão do sono costuma ser aos quatro meses mas veio mais cedo. Foi o terror, chegámos ao nosso limite, e bem sei que este limite vai ser redefinido muito mais vezes. Sempre aceitou bem o berço durante a noite. Às vezes lá corria mal e tinha de ser readormecido mas normalmente duas horinha no mínimo conseguíamos sempre. Passou a uma hora normalmente, meia hora muitas vezes. Tivemos noites que berço nicles, ainda estava a ser pousado e já estava a chorar, conclusão, era dormir à vez com sua excelência no colo. Mesmo assim acordava passado uma hora a chorar mesmo. Custou. Passei a amamentar em média 10 vezes por dia, quatro durante a noite. Muito cansativo. Se os dias fossem calmos. Mas não eram. Era o colo. A agitação. O só querer mamar cinco minutos e atirar-se para trás, o querer mamar dois segundos e olhar em volta mais cinco, e andávamos nisto. A minha estratégia, e porque ele não é pesado, era amamentar de pé, sempre ficava  mais concentrado e não tinha tanto onde fixar os pés para estes esperneios. Como não engorda muito tinha que fazer este circo para comer mais. A sorte dele é que é um amor nos entretantos. Acordava e ficava a rir-se para mim e a fazer-me festas na cara. Criou a brincadeira de me por os dedinhos na boca, eu fingia que trincava, gargalhada, fugia com a mão e depois tornava a por. Quando estou a falar com o pai e ele está no colo dele chama por mim, uh, eh, tão engraçado, sabe que ninguém está a falar para ele e também quer conversar. Ainda não voltamos ao normal mas tem sido um pouco melhor. 

Follow
08
Nov17

Não lhe dês colo que se habitua.

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Primeiras visitas do bebé, tinha quinze dias se calhar nem tanto. Pumbas, não dês colo que se habitua. Sou pessoa fácil por isso segui os conselhos. Hora da troca da fralda. Chamei-o. Uma e outra vez. Nada. É que olhava para mim e não vinha ter comigo. Pu-lo no trocador e coloquei fraldas e compressa. Uma vez mais nada. Acabou de mamar. Vai para o berço criança. Olhava para mim como se não percebesse nada. Vi-me obrigada a transportá-lo ao colo para tudo, sendo um bebé de colo é estranho, vamos ter que esperar até que acompanhe o que esperam dele. Curioso como é só o colo dos pais que vicia, porque se 10 familiares estiverem com ele 10 dias seguidos todos lhe querem dar colo durante todo o tempo que estão com ele. 

Follow
08
Nov17

Review da Yammi 2 após um ano de utilização

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

yammi-2-etma.png

 

Todos os dias me chegam ao blog visitas para ler os posts sobre a Yammi. Estão todos aqui. Estão também destacados na página inicial para ser mais fácil consultar. 

 

Tenho a nova Yammi há mais de um ano e tem uso regular. Continuo a não usar para tudo nem todos os dias e também por isso acho que tem excelente relação qualidade-preço. Uso sempre para sopas e sobremesas e há receitas que valem a pena, como o risotto que é óptimo e faço quinzenalmente, entre outras como a omolete ao vapor, o frango à brás, as receitas de bacalhau. Gosto das receitas e uso sem problemas as receitas da Bimby. Se vale a pena? Sem dúvida. Tem um copo de capacidade XL, de 3,7 L que pondero comprar. Continuo só com yammi e varinha mágica e chega-me. Não tive problemas nem avarias nenhumas, os plásticos continuam bonitos e os vedantes a funcionar bem. Tive na anterior o sobre-aquecimento, problema do primeiro lote e trocaram rapidamente. Desenganem-se se acham que a Bimby não tem problemas em lotes como qualquer produto, como teve uma amiga minha, também têm boa assistência ao cliente.

 

Acho que a Bimby é bem capaz de ser melhor, pudera, é mais do dobro, até um certo valor mais caro significa melhor (nem sempre). Mas também mantenho a opinião de que a Bimby é demasiado cara para o que é. Muitas receitas exigem na mesma fogão e forno, e talvez nenhum deles, essencial, tenha custado mais de mil euros. Acho na mesma que mil euros por um electrodoméstico extra é demais, para mim, cada um que faça ao dinheiro o que quer. Tem óptimo marketing, e apostou em que os utilizadores sejam vendedores e ganhem dinheiro, por isso quem tem bimby seja evangelizador de quem não tem. Há outras opções no mercado, que não conheço, mas estou satisfeita com a minha compra, tenho yammi há anos, desde 2014 se não estou em erro e não estou minimamente arrependida e dou-lhe o uso que tinha pensado, vou usar mais para papas e sopas de bebé em breve que foi a maior razão de compra(a temperatura não deve exceder os 100ºC para comida de bebé para manter as vitaminas e a máquina permite escolher temperatura). 

Follow
07
Nov17

Dias difíceis

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Compras online

 

Cal ados Femininos ouro Flats Lace-Ups Lemon Jelly

 

Follow
06
Nov17

Privação de sono

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Numa destas noites críticas, estava ele a por a arrotar enquanto eu dormia. Tentou acordar-me. Festas na cara, no cabelo, toques no ombro, levantou-me os braços. Os braços caíam como se estivesse morta. Estava naquilo há 10 minutos. O bebé fez um som mínimo e eu parecia uma mola. 

Follow
06
Nov17

Pico de crescimento dos três meses, vacinas, cólicas e regressão do sono #1

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Como devem ter tido oportunidade de reparar tenho estado pouco presente por aqui.

Foram as semanas mais cansativas que já tive, de longe, muito mais do que o primeiro mês.

Tudo começou com a administração da vacina Bexsero.

Aos dois meses fez as vacinas do PNV, mais a rotateq. Ficou mais assustadiço e as sestas ficaram um pouco mais complicadas durante quinze dias, mas consegui implementar rotina, acordar, brincar, passear, e dormir aqui na sala, num ninho que fiz, começou a adormecer bem, quase sem embalo e ficava a dormir uma e até duas horas deitado.

Aos três meses veio a Bexsero, não chorou muito, e chegou a casa e adormeceu bem, pousei-o como de costume, e quase imediatamente começou a chorar incontrolavelmente, como nunca tinha feito, e espero que nunca mais faça, o colo não adiantou, nem falar para ele, fiquei muito preocupada, super assustada, uma aflição. Não consegui sequer pousar para medir a temperatura, tive que medir o paracetamol xarope e dar-lhe enquanto estava com ele ao colo. Mandei sms ao pai para vir para casa, não dava para ligar porque o choro dele era assustador, mas claro ele ligou e só o ouviu a chorar, veio a voar. Entretanto quando ele chegou, já estava mais calmo, o paracetamol fez efeito, e ele coitado entrou em casa a chorar e completamente em pânico. Toca de ligar para a pediatra, para a saúde 24, para amiga enfermeira. Pelos vistos a Bexsero é a vacina que causa mais coisas destas. Acabou por adormecer, deviam ser dores no local de injecção aliado a um pouco de febre. À noite não tinha febre, mas já estava em hiper drive, tonta, e mãe de primeira viagem liguei outra vez para a saúde 24 porque ele estava sob o efeito de paracetamol e estava com 37,5ºC, nestas alturas esquecemos tudo o que sabemos. Foram uns dias mais complicados, e estragou o apetite dois ou três dias o que foi uma porcaria porque a criança não é gorda.

E a Bexsero marcou o fim das rotinas que tinhamos conseguido implementar, marcou o início do pico de desenvolvimento dos três meses, e o conseguir pousá-lo para as sestas. Chegava a tentar quatro vezes por sono, logo no início, a meio, passado meia hora, passado uma hora. Também continuei a tentar adormecer no ovo, de chupeta, sem embalo, a cantar, deitado, deitado ao meu lado mas ele quando me vê só quer conversa ou brincadeira. É o que é. Quer colo, tem colo, é para isso que estou de licença, disponível para o que precisa.

 

O pico de crescimento/desenvolvimento: deixou de querer estar sozinho a brincar por longos períodos, 10/15 minutinhos e depois pedia muito colo. Tinha tempo para fazer as minhas panquecas e comer com ele no ginásio e estar um pouco no tablet, e até isso encurtou, às vezes nem com ele na espreguiçadeira na cozinha comigo conseguia fazer alguma coisa. Comprei a mochila ergonómica da janè, para conseguir fazer alguma coisa em casa. Tive dias de almoçar às três, às cinco da tarde... Alternava rabugice total, com gargalhadas e brincadeira num fósforo.

 

A sorte deste miúdo é que é irresistível, já tem um tom de voz meloso para mimo, acorda e fica a mexer-me na cara enquanto vocaliza uns sons, faz umas caras que nos derretem porque são mesmo de admiração e amor para nós. Já disse mais do que uma vez mamama, e pronto eu decidi que já é a querer dizer mamã.

 

Novas competências: algumas típicas desta idade ele já fazia antes dos três meses, outras aprendeu. Pegar nos pézinhos, rolar quando está de bruços - segura muito bem a cabeça, eleva-se e depois rola, nos quatro meses até já aprendeu a rolar quando está de costas para a posição de bruços. Continua a segurar muito bem objectos, e agora até já faz transferência duma mão para a outra. Continua a palrar imenso e aprendeu a gritar, se estiver com um boneco na mão passa de falar para ele para gritar e reclamar. Tenta gatinhar mas não consegue fincar os pés para ter movimento, fica ali a nadar de bruços. Agora tem que estar sempre a fazer qualquer coisa senão está aos berros, o bom é que tudo o entretém, até uma ombreira de porta, temos que o levar para perto das coisas de modo a poder mexer nelas, atira-se para a frente e reclama se não o fizermos. Já tem vergonha e estranha caras que não a minha e a do pai, e às vezes chora quando está rodeado ou lhe aparece alguém muito perto que não nós. Aprendeu a sentar em tripé, com supervisão, só o faz no nosso colo. Já ensaiava muito e agora faz mesmo sem dúvida: atira-se mesmo para o meu colo ou do pai mesmo de longe. Tenho de comprar brinquedos para o banho, porque ou se agarra a mim ou às minhas pandoras, ou se ri para mim, se levanta complatemente em vez de estar sentado na shantala, ou está a brincar com os pézinhos no banho. Continua a querer levantar-se quando está deitado ou sentado no ovo, agora aprendeu que se abrirmos o cinto de segurança a seguir sai, por isso só se estica quando o desapertamos. Quanto às gargalhadas: já dava, agora tudo o põe a rir, cantar, falar com ele, até um sorriso nosso, segurá-lo acima da nossa cabeça, dançar, beijinhos na barriga ou no pescocinho.

Deve começar a responder pelo nome...errr... eu chamo uma quantidade de alcunhas fofinhas, passei a pelo menos metade das vezes a chamá-lo pelo nome portanto essa competência vai ter que esperar. 

E as noites?

 

(continua)

 

 

 

Follow
31
Out17

...

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

FB_IMG_1509446367252.jpg

Follow

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Também estou no facebook

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

subscrever feeds

Comentários recentes

As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt