Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

08
Jan16

Do cancro

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

E da Sofia Ribeiro em particular, já que não se consegue abrir a internet sem dar de caras com ela.

Desejo-lhe as melhoras, a ela, e a todas as pessoas que estão a braços com este problema. Que são muitos. E não têm centenas de milhares de pessoas a torcer por elas. Que seja apenas um capítulo, o mais breve possível nas suas vidas, de um longo livro, de uma longa história. Que tenham o melhor tratamento à vossa disposição e que sintam o menos possível os efeitos adversos que não são pequenos, e não o são porque a margem terapêutica é muito pequena.

Não gosto do vídeo, não o partilhei e não o aplaudo. Acho desnecessário, e publicidade a mais. Se fosse algo que desmistificasse a doença, que ajudasse. Não acho que seja. É uma musiquinha para chorar, a envolver os amigos e o país na doença dela. A situação é dramática, para umas mulheres mais do que para outras. A perda de cabelo é a alteração mais visível do que está a acontecer, afecta a imagem que construímos de nós próprios. Há quem não custe nada, há quem chore muito, há quem tenha crianças pequenas e tenha de explicar mais uma coisa que está a acontecer.

Hoje em dia, cada vez mais a palavra cancro não é uma sentença de morte. Há cancros que têm uma probabilidade de cura surpreendente, ainda bem.

A quimioterapia tem avançado bastante, e fica aqui a palavra, os profissionais que a preparam, estão sujeitos a riscos que ainda não foram bem estudados, ao ponto de terem de deixar de o fazer muito antes de tentarem ter filhos. A quimioterapia é carcinogénica.

 

Toda a gente a dizer-lhe que ela é linda e é linda "na mesma". Minha boa gente, se ela fosse feia, se lhe ficasse mal, o cabelo caía na mesma e tinha que o rapar na mesma. Como já aqui disse a mulher, e o homem são mais do que traços físicos.

 

Não gosto do termo guerreiras e de quem tenha vencido o cancro seja mais vencedor que os outros. Como se dependesse de nós ganhar ou não a uma doença destas, como se quem tivesse "perdido" fosse menos do que quem felizmente ganhou.

 

Desejo que a todas as pessoas que estão a braços com este problema tenha um final feliz, que o supere e que sofra o menos possível no caminho para a cura.

 

 

Follow

6 comentários

Diz tu também de tua justiça

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Também estou no facebook

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Comentários recentes

As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt