Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

23
Abr17

"O que faz com que a ciência funcione deriva determinantemente da crença que temos nela" : A opinião, o jornalismo e ainda as vacinas

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Frase proferida por Rui Ramos, doutor em psicologia clínica. Frase que dita o tom de um texto que é uma verborreia triste e perigosa, mentirosa. "A bioquímica fará o seu trabalho é certo, mas a crença tornará esse efeito eficaz!"

Será altura para relembrar as palavras do astrofísico Neil deGrasse Tyson: The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it.

Bom, estou aqui a conter-me para ser educada e civilizada, mas o senhor não compreende o processo de autorização de introdução ao mercado de um medicamento, mas o efeito placebo é por demais conhecido, e um medicamento tem que ser mais eficaz do que o efeito placebo para ser comercializado. Não. As opiniões não valem todas o mesmo. Nem são todas iguais. Vão ser especiais e únicos, os supra sumos da essência do sublime lá para o cafézinho da esquina. Um dos graves problemas que enfrentamos é este. O jornalismo tem pecado muito. É um dos grandes culpados por apresentar todos na mesma plataforma como se todas as opiniões valessem o mesmo. A internet dá voz a todos e entramos na falácia de legitimização, porque formos habituados a apenas receber informação de fontes fidedignas e isso tem sido atacado. Este artigo está assinado como voz de um profissional de saúde no Público. De um técnico superior de saúde que não diz a sua função, mas que é doutorado em psicologia clínica por isso só posso deduzir que é psicólogo. Fui ver o plano de estudos de psicologia, só para ter a certeza que não estava enganada e não ser injusta. Este senhor tem tanta competência para falar de vacinas como tem para falar de mecânica de fluidos ou de electricidade e electromagnetismo, qualquer dia está a dar pareceres em engenharia civil. Façamos uma analogia que vi na marcha de ciência, que se aplica tanto a vacinas como às mudanças climáticas, se 97% dos engenheiros vos disser que a ponte é insegura e cai a qualquer momento e 3% vos disser que a ponte está impecável, vocês levam os vossos filhos a atravessar a ponte?? Não tem uma única cadeira no curso todo em microbiologia, saúde pública, genética, imunologia, nem sequer química orgânica ou inorgânica,  bioquímica nem biologia celular e molecular. Sabe lá ele o que é uma vacina, ou um vírus, ou uma bactéria. Está a dar a cara como técnico superior de saúde no serviço nacional de saúde pelo que espero que tenha consequências de se meter na discussão de algo para qual não tem competências de falar. Que está ele a fazer a trabalhar no SNS quando dita a ciência como uma crença? Ele tem orgulho no seu grau académico senão não assinava com ele, portanto ele tem uma gradução dada por um sistema de ensino, e no ensino já acredita? Ou acredita só no grau dele e quem estuda as outras ciências não tem valor? Gostaria o doutor que nos arrogássemos todos especialistas na profissão dele e com opiniões igualmente ou mais válidas? Aliás para ele a ciência é uma crença, por isso está tudo dito, tem de se demitir imediatamente. 

 

Quem ler, pode não compreender que esta personagem apenas tem competência (terá?) para falar na área dele, e não de saúde em geral. Muito cuidado com os conselhos que tomam, a fonte é importantíssima, não vão consultar um médico para avaliar os alicerces de uma casa, ou pedir informações de vacinas a alguém que não estudou imunologia. E quando em dúvida consultem um segundo profissional devidamente credenciado.  

Follow

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Também estou no facebook

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Comentários recentes

As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt