Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

07
Jan16

Vi ontem o cowspiracy

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Vi, finalmente ontem o documentário, no Netflix.

Não é daqueles que mostra imagens chocantes e violência animal. Fiquei surpreendida porque achei que seria. A razão pela qual temos de consumir muito, mas muito menos carne não é essa. É uma questão ambiental, de sustentabilidade, de sobrevivência do planeta e nossa.


As únicas duas pessoas que no filme admitem isto não são as organizações ambientais, foram duas pessoas que fazem disto vida, proprietários que lucram na indústria do leite e carne.

 

Para se pescar 400 gramas do peixe que se quer mata-se 2,3 kg de outras espécies de peixe. A causa da desflorestação da Amazónia é a pecuária e não as madeiras ou combustíveis. As emissões de carbono e metano têm como principal razão a pecuária e tudo o que envolve e não os transportes. Os animais consomem mais água, mas na razão de 10 vezes mais que toda a população humana e causam mais detritos, e não há sanitas nem tratamento para eles.

Como isto não é do conhecimento geral?

 

Fui pesquisar e ler notícias acerca disto. Quanto mais leio, pior fico. As pessoas reagem muito mal a esta informação. Negam-na, ridicularizam-na.Porquê?

Porque somos criaturas de hábito, isto mexe com tudo o que acreditamos. A população humana cresceu exponencialmente, não há experiência nisto, nestes números.

 

As pessoas reagiram muito mal à notícia da IARC que a carne é cancerígena e rejeitaram a ideia. Pois. Portugal tem uma incidência enorme de Cancro do Cólon e por acaso a maior parte das pessoas deve comer carne 10 vezes por semana, e come frequentemente enchidos e fumados. Coincidência?

 

Convencem-nos que ser ecologista é gastar menos água, reciclar, andar menos de carro, trocar umas lâmpadas, e ficamos todos contentes que estamos a ajudar o planeta.

Já reduzi o consumo de carne e peixe há algum tempo, não chega. Em primeira instância vou reduzir para menos de metade da semana, gradualmente para o mínimo que conseguir. 

 

 

 

 

Follow

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Também estou no facebook

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Comentários recentes

As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt