Alimentação em bebés
ui, não te metas nisso que é um caminho tortuoso, que tema dificil. Especialmente porque nos canais oficiais temos correntes que defendem diferentes coisas, num tema que devia reunir consenso. Temos a espghan que fez uma revisão da literatura e se actualizou, a oms, e temos a sociedade portuguesa de pediatria cujas recomendações são de 2012, e refiro-me aos derivados do leite e da controvérsia em torno destes.
Como em quase tudo em relação à minha cria, não tenho uma posição fundamentalista, e ajo de acordo às suas especificidades e confio na pediatra que escolhi, e leio sempre sobre o que aconselha.
este não é um blog de alguém perfeito, com quartos todos brancos, perfeição nos momentos, criança zen, e zero glúten, açúcar, bio, não lácteo, e sem produtos animais.
Acabamos por começar a diversificação alimentar aos quatro meses e meio.
Ele quase já comeu 1000 sopas, e já comeu sopas onde todos os ingredientes eram de agricultura biológica, da lavraveira e portanto também bio, alguns bio, nenhuns bio e comprados no supermercado. Nunca fiz sopa fresca todos os dias, faço sempre para mais de uma utilização e congelo, ou come nesse dia e seguinte. É muita sopa para fazer isso. Nos primeiros meses cozia tudo a vapor, agora cozo tudo no máximo a 80 graus na yammi. Tenho sempre brócolos e abóbora congelados de compra. Por sorte a minha sogra faz boas sopas e completamente diferentes das minhas, demolha feijão , e usa ingredientes que não costumo usar, ainda bem, fica com um leque de paladares mais alargado. Uso cereais na sopa, demolho trigo sarraceno, uso flocos bio, e outras coisas interessantes para a sopa ser mais nutritiva e mais completa.
Não lhe compro nada com açúcares adicionados, no entanto já provou e comeu bolacha Maria, já pediu e provou bolachas nossas com pepitas de chocolate, pão de leite, come pão branco normal, regueifa. Enfim o normal são bolachas de aveia ou espelta, mas se pedir prova o que vir comer (que possa). Também já provou chocolate dum crepe meu e pediu uma batata frita de pacote e já comeu duas ou três vezes uma batata frita, literalmente uma porque depois dou-lhe queijo e esquece a batata, mas gosta e um dia esteve vinte minutos a pedir batata frita e fui abrir um pacote e dei-lhe uma. Também já provou chocapic porque estava convencido que o barulho do plástico era o barulho das batatas. Adorou o cocolate, o pacapic, e a batata pita e até motivaram birrinhas. (Sim cá em casa não fazemos papa de aveia de manhã nem panquecas da prozis, há muitos dias que é mesmo chocapic ou regueira com manteiga). É zero aventureiro com a comida e um esquisito de primeira, mas nas coisas que ele sabe que são proibidas tem maior curiosidade e revela logo maior aceitação. Deu-lhe a provar uva, tocou lhe e disse me que estava molhada e fez cara de nojo.
De resto come pouca comida embalada a não ser as bolachas dele de aveia e as papas lácteas. Durante algum tempo fiz papas de aveia, e comia comigo todos os fins de semana papas de aveia previamente demolhada, até que esta pediatra perto do ano queria suplementar com ferro por causa disso, e foi uma medricas e desisti disso, agora come papas de aveia muito esporadicamente. Não gosta de leite e dificilmente bebe leite, tivemos que substituir o pequeno almoço por farinha láctea e como é percentil 3 não há problema é a papa não tem açúcar adicionado. Agora varia mais nos lanches e lá aceita leite pão e fruta.
Tentei um total de três vezes sopas daquelas que se compram todas bio coisas e mandou me comer a mim, uma estava fora de casa e decidimos improvisar, não gostou, comprei uma sopa de cenoura no vitaminas e também nepias, todas as vezes fui fazer sopa à pressa na hora, portanto só come mesmo sopinha caseira da mama e da vovó.
Tem 21 meses e só bebeu água, leite materno , leite de fórmula adaptada e ultimamente bebe um bocadinho de leite normal embora ainda pense em substituir o leite por outra bebida.
Não comemos todos ao mesmo tempo e nem sei como se faz isso, dar-lhe a comida ainda é um processo, embora tenha voltado a comer muito bem, quando via o baby led weaning fazia todo o sentido mas não sei mesmo como se faz isso e o meu bebé não estava pronto para isso aos seis meses e começou a diversificação antes dos seis. Come o segundo prato enquanto jantamos, às vezes antes outras vezes depois da fruta. É o possível, ainda assim levanto me N vezes para ele não brincar com a comida e quando ele já comeu e está a brincar chama-me muitas vezes: mamã dua (ajuda) com qualquer brinquedo que esteja a brincar ou quando manda alguma coisa para trás dos móveis: mamã pocuá memé, mamã pocuá Lego, mamã guila (liga - a mesa de actividades) como quase todos os dias a comida fria.
Embora nunca tenha almejado perfeição, em nenhuma área da parentalidade os cenários perfeitos e muito do que leio em blogs grandes soam-me a invenção, peço desculpa.