Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

21
Mar19

Alimentação em bebés

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

ui, não te metas nisso que é um caminho tortuoso, que tema dificil. Especialmente porque nos canais oficiais temos correntes que defendem diferentes coisas, num tema que devia reunir consenso. Temos a espghan que fez uma revisão da literatura e se actualizou, a oms, e temos a sociedade portuguesa de pediatria cujas recomendações são de 2012, e refiro-me aos derivados do leite e da controvérsia em torno destes. 

Como em quase tudo em relação à minha cria, não tenho uma posição fundamentalista, e ajo de acordo às suas especificidades e confio na pediatra que escolhi, e leio sempre sobre o que aconselha.

este não é um blog de alguém perfeito, com quartos todos brancos, perfeição nos momentos, criança zen, e zero glúten, açúcar, bio, não lácteo, e sem produtos animais. 

Acabamos por começar a diversificação alimentar aos quatro meses e meio. 

Ele quase já comeu 1000 sopas, e já comeu sopas onde todos os ingredientes eram de agricultura biológica, da lavraveira e portanto também bio, alguns bio, nenhuns bio e comprados no supermercado. Nunca fiz sopa fresca todos os dias, faço sempre para mais de uma utilização e congelo, ou come nesse dia e seguinte. É muita sopa para fazer isso. Nos primeiros meses cozia tudo a vapor, agora cozo tudo no máximo a 80 graus na yammi. Tenho sempre brócolos e abóbora congelados de compra. Por sorte a minha sogra faz boas sopas e completamente diferentes das minhas, demolha feijão , e usa ingredientes que não costumo usar, ainda bem, fica com um leque de paladares mais alargado. Uso cereais na sopa, demolho trigo sarraceno, uso flocos bio, e outras coisas interessantes para a sopa ser mais nutritiva e mais completa.

Não lhe compro nada com açúcares adicionados, no entanto já provou e comeu bolacha Maria, já pediu e provou bolachas nossas com pepitas de chocolate, pão de leite, come pão branco normal, regueifa. Enfim o normal são bolachas de aveia ou espelta, mas se pedir prova o que vir comer (que possa). Também já provou chocolate dum crepe meu e pediu uma batata frita de pacote e já comeu duas ou três vezes uma batata frita, literalmente uma porque depois dou-lhe queijo e esquece a batata, mas gosta e um dia esteve vinte minutos a pedir batata frita e fui abrir um pacote e dei-lhe uma. Também já provou chocapic porque estava convencido que o barulho do plástico era o barulho das batatas. Adorou o cocolate, o pacapic, e a batata pita e até motivaram birrinhas. (Sim cá em casa não fazemos papa de aveia de manhã nem panquecas da prozis, há muitos dias que é mesmo chocapic ou regueira com manteiga). É zero aventureiro com a comida e um esquisito de primeira, mas nas coisas que ele sabe que são proibidas tem maior curiosidade e revela logo maior aceitação. Deu-lhe a provar uva, tocou lhe e disse me que estava molhada e fez cara de nojo. 

De resto come pouca comida embalada  a não ser as bolachas dele de aveia e as papas lácteas. Durante algum tempo fiz papas de aveia, e comia comigo todos os fins de semana papas de aveia previamente demolhada, até que esta pediatra perto do ano queria suplementar com ferro por causa disso, e foi uma medricas e desisti disso, agora come papas de aveia muito esporadicamente. Não gosta de leite e dificilmente bebe leite, tivemos que substituir o pequeno almoço por farinha láctea e como é percentil 3 não há problema é a papa não tem açúcar adicionado. Agora varia mais nos lanches e lá aceita leite pão e fruta. 

Tentei um total de três vezes sopas daquelas que se compram todas bio coisas e mandou me comer a mim, uma estava fora de casa e decidimos improvisar, não gostou, comprei uma sopa de cenoura no vitaminas e também nepias, todas as vezes fui fazer sopa à pressa na hora, portanto só come mesmo sopinha caseira da mama e da vovó.

 

Tem 21 meses e só bebeu água, leite materno , leite de fórmula adaptada e ultimamente bebe um bocadinho de leite normal embora ainda pense em substituir o leite por outra bebida. 

Não comemos todos ao mesmo tempo e nem sei como se faz isso, dar-lhe a comida ainda é um processo, embora tenha voltado a comer muito bem, quando via o baby led weaning fazia todo o sentido mas não sei mesmo como se faz isso e o meu bebé não estava pronto para isso aos seis meses e começou a diversificação antes dos seis. Come o segundo prato enquanto jantamos, às vezes antes outras vezes depois da fruta. É o possível, ainda assim levanto me N vezes para ele não brincar com a comida e quando ele já comeu e está a brincar chama-me muitas vezes: mamã dua (ajuda) com qualquer brinquedo que esteja a brincar ou quando manda alguma coisa para trás dos móveis: mamã pocuá memé, mamã pocuá Lego, mamã guila (liga - a mesa de actividades) como quase todos os dias a comida fria. 

 

Embora nunca tenha almejado perfeição, em nenhuma área da parentalidade os cenários perfeitos e muito do que leio em blogs grandes soam-me a invenção, peço desculpa. 

Follow

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Também estou no facebook

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

subscrever feeds

Comentários recentes

As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt