Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

15
Jul19

Cadeira auto: o pesadelo

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

tenho tido muitas visitas nestes posts, pelo que decidi contar-vos um pouco mais da minha experiência e modo de decisão.

 

o meu filho odiava o ovo. Dos dois meses e tal até aos seis talvez era a única altura em que berrava a plenos pulmões. Comprei a capa de verão, aeromoov que melhorou mas passei meses de suplício. Tinha imaginado passeios a dois na minha licença e as viagens de carro faziam-me suar em antecipação e desesperar durante. A escolha de cadeira seguinte teria que ser bem pensada. O marketing é completamente irresponsável e os requisitos legais são um perigo. Achei que queria uma cadeira que durasse mais por causa do investimento e porque se apresentavam como seguras e cumpriam a legislação. Depois vi a cadeira da bebé comfort com airbag e achei aquilo o máximo e o marketing ajudava. Sempre que procurava o selo adac não o encontrava e achava estranho, e cada vez que pesquisava encontrava imensas cadeiras que só se instalavam viradas para a frente. não queria mesmo virada para a frente mas também não queria contra marcha exclusiva porque não sabia o que me esperava do pequeno e se gritasse como em bebé por estar virado para trás não queria ter de gastar outra vez muito dinheiro. Achava que queria a partir dos 9 kgs, e o certo é que já fez dois anos e só agora poderia andar nessas de supermercado virado para a frente, mas nem precisaria de ver testes, é muito pequeno e frágil. Andava sempre a ver promoções e características para ver se gastava menos dinheiro até que pedi para aceder ao grupo de viagem segura e contra marcha estendida. O mais seguro é contra marcha até aos 18/ 25 kg por causa do pescoço e ancas principalmente. Como o percentil dele é muito baixo acabei por escolher até aos 18 kg. Gastei menos até que em cadeiras pouco seguras e com testes desastrosos mas claro que muito mais do que numa de supermercado. Caí no erro de comprar uma zippy para o carro dos avós por causa do marketing e informação dúbia, só fazia contra marcha até aos 10 kgs (percebi isto depois na instalação) e era recomendado pela deco - a deco não faz testes independentes e recomenda cadeiras sem segurança comprovada. Não parei de procurar informação e percebi isto, então Andou lá uns três meses em contra marcha em viagens pontuais e não descansei enquanto não comprei uma cadeira mediana que faz contra marcha até aos 18 kgs, a joie Stages (a diferença de preço desta cadeira que tem teste e faz contra marcha até aos 18 kg e uma de supermercado são 60 euros). 

 

Resumindo e concluindo: andou no ovo até aos 18 meses, passou para a cadeira que é super prática e confortável. Anda nos dois carros em contra marcha, não faz a mínima ideia que ir virado para a frente é uma opção. Vai super bem disposto e até me diz o que vai vendo pelas janelas e sabe que pelo espelho nos consegue ver. Em termos fisiológicos é muito melhor para ele ir com as pernas pousadas no banco do que ao dependuro, tem imenso espaço e mesmo que fosse alto teria imensas formas de colocar as pernas. Já ouvi todo o tipo de perguntas e comentários estupidos por ir virado para a trás mas a estatística não mente: em cada 100 crianças em acidente - viradas para trás em oito há problemas graves; viradas para a frente sobe para 40. A questão do coitadinho que vai virado para trás é apenas e só cultural. 

Follow

2 comentários

  • Sem duvida. Ficam mais escandalizados adultos a ver a “pobre criança” como manda a psp, a gnr, a dgs e a oms há anos e anos...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Também estou no facebook

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D

    subscrever feeds

    Comentários recentes

    As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt