É carnaval, ninguém leva a mal
sobre o assunto do momento, apraz-me dizer duas ou três coisas.
O facto de sempre se ter feito alguma coisa não a torna automaticamente correcta ou inofensiva. Quando comecei a ler sobre o blackface aprendi a opinião dos visados, e mudei a minha visão do Assunto.
nunca houve problemas, ora isso não é verdade, que haja comunicação, um canal e voz para esses problemas agora não quer dizer que tenham nascido agora. Não ia ser em 1950 que havia sos racismo e as minorias eram auscultadas ou ouvidas.
Por fim, pensem nisto. Há algum disfarce de europeu? Cabe na nossa cabeça haver? Pois claro que não pois sabemos que na Europa há dezenas de países cada um com os seus trajes típicos e a sua cultura. As palavras importam. O tema ser raças e um traje ser africano é só estupidez. Há uma so raça, a humana. África é um continente com dezenas de países cada um com a sua cultura e trajes típicos.
Aproveitemos a situação para aprender que temos blind spots e não conseguimos algumas das nossas falhas mesmo que sem má intenção da maioria de quem os faz e não apelidar tudo de modernices.