Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

13
Mar20

Funcionários públicos em tempos de coronavirus

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Os últimos anos demonizaram os funcionários públicos e profissionais com contrato individual de trabalho (com os mesmos deveres e num limbo profissional que não lhes vê direito a carreira e anos de serviço) e foram pretexto para empobrecer o sns e engordar os seguros de saúde e hospitais privados.

 

 

pois são os funcionários públicos ou em funções públicas da saúde que trabalham com um computador tão lento que gera erros que podem por em risco o trabalho, em edifícios a cair de pobre com fungos em tectos e buracos em paredes, a verem os seus directores pedir fiscalização de gravidez de risco depois de abortos espontâneos que eles sabem, profissionais depois de regressarem da luta pessoal contra o cancro com fichas de aptidão ignoradas, com falta de pessoal, que gerem todos os dias faltas de material clínico , medicamentos e consumíveis que estão agora a reorganizar tudo para evitar o pior. Quando já no dia a dia batiam com a cabeça na parede por falta de meios. As outras doenças não vão fazer pause na necessidade de intensivos e ventiladores. Já tinham falta de anti sépticos, quartos isolados e agora vamos ver como é. A angústia de não poder fazer mais porque faltam pessoas e meios e ninguém queria ouvir porque era só exigências de quem não quer fazer nenhum. Já faziam truques de mágica e agora têm de fazer milagres. Também têm medo, família, grupos vulneráveis, filhos pequenos, pais doentes, maridos e mulheres doentes crónicos, familiares em quimioterapia, pessoas pouca margem financeira como todos. Os da linha da frente como médicos e enfermeiros e técnicos de radiologia lidam com o bicho de frente mas todos dentro da porta de um hospital estão em risco, circulam pessoas, medicamentos e materiais e não é tudo desinfectado e ele persiste 9 dias em materiais como vidro, metal e plástico. Nao são profissões de risco ou desgaste rápido, trabalha se com radiações ionizante a, medicamentos citotoxicos, risco químico, psicossocial, maior risco de infeção, tantos que nem tenho cabeça para escrever. A oms decretou pelo menos que é considerado doença profissional. 

o porteiro da urgência por quem passam todos à entrada é funcionário público. administrativo da urgência que o atende é funcionário público, cit ou subcontratado por uma qualquer empresa de rh (válido para quase todas as classes num hospital). O assistente operacional que o acompanha também e recebe o salário mínimo, estão em todos os serviços com várias tarefas. O enfermeiro da triagem e do internamento, o técnico superior de radiologia que lhe faz a tac aos pulmões, a equipa do laboratório (biólogos, técnicos superiores de análises clínicas, médicos, farmacêuticos), os médicos que o diagnosticam e prescrevem medicamentos e outras armas terapêuticas, o farmacêutico que verifica a prescrição, o funcionário do aprovisionamento que fornece o material clínico, o técnico superior de farmácia que lhe distribui os medicamentos se ficar internado, o nutricionista que lhe pode prescrever bolsas de nutrição parentética caso esteja ventilado e sem acesso a via oral para se alimentar, os médicos enfermeiros e técnicos superiores do banco de sangue que além de tudo vai sofrer com o decréscimo das dádivas. Tantas outras profissões que vão estar na linha da frente com ou sem medo, com ou sem meios materiais para o fazer. O mínimo que se podia ter feito era levar a sério a oms, mas ainda ontem o franscico George falava na economia. Vai ficar tao mais caro este atraso nas medidas.Já desperdiçamos demasiado, não desperdicemos mais, estamos 20 dias atrás de Itália. Itália tem melhor sistema que nós, mais camas de intensivos e vejam. Fiquem em casa o mais possível. 

2 comentários

Diz tu também de tua justiça

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Também estou no facebook

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Comentários recentes

As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt