Puericultura - A cadeira auto (finalmente)
A escolha foi morosa, foi penosa, no fim até foi dispendiosa.
Mas está feita, e com dois meses de utilização, valeu cada cêntimo, e nem olho para trás. Fui muita mas muita pesquisa, mas decidi que preferia compra em Portugal, e escolhi o sítio mais barato e durante a black friday, acabou por ser um preço mais dentro do normal. Cada um gere o seu orçamento, no nosso caso, usámos o subsídio, foi a nossa prenda de natal para o bebé e não trocámos prendas entre nós, porque a segurança é uma prioridade.
Ele usou o ovo até ao limite, trocámos aos 18 meses, porque a cabeça já estava no limite de altura, e francamente o tira-põe de ovo e a instalação com os cintos já chateava bastante. Porque de resto adorava o ovo, e adorava vê-lo lá enterradinho, é mesmo o mais seguro para os bebés e deve ser usado ao máximo.
Bom, para quem é novo nisto das cadeiras auto, é bom frisar umas quantas coisas que não fizeram parte do curso de preparação para o parto e que deviam ser muito mais difundidas. Não vão a nenhuma loja física, porque a pessoa que vos atende está lá para vender, nada contra.
O recomendado pela APSI, pela DGS, e pelos pediatras, mundialmente, é a criança ir em contra-marcha (rear facing, RF) até aos quatro anos, com especial importância em manter a contra-marcha até aos dois anos. É 5 vezes mais seguro no caso de acidente (os acidentes têm a mesma incidência num trajecto de dois minutos, 10 ou meia hora).
Esqueçam o coitadinho de ir virado para trás, não conhece outra realidade, tem espelho, é um não argumento, só mesmo se gritasse a plenos pulmões durante muito tempo ou se vomitasse ponderaria virar para a frente, e só depois de esgotadas as outras possibilidades.
Há cadeira com bons testes independentes e contra-marcha ao mesmo preço das de supermercado. Nunca mas nunca comprem chicco, no máximo têm testes satisfatórios, mas há muitas perigosas mesmo. Esqueçam a deco também, não faz testes independentes.
Consulta dos testes independentes a cadeiras auto (ovos, cadeiras de qualquer grupo):
PlusTeste
O facto de estar homologada pela última norma i size, quer dizer que passou pelo mínimo, e pode ser na mesma perigosa em caso de acidente. chocante, diria mesmo inadmissível, estamos a falar de bebés. por isso vejam sempre os testes independentes na parte das colisões, frontal, lateral e traseira, cadeiras caras, podem na mesma ser perigosas em caso de embate.
A cadeira que escolhi não tem plus test porque não é RF exclusiva, pode ser rodada para a frente a partir dos 13 kg, mas faz RF até aos 18 kg (mais ou menos 4 anos), ele tem percentil muito baixo de peso e baixo de altura (só atingiu agora os 9 kgs aos 18 meses o que quer dizer que nem nas cadeiras fracas podia ir virado para a frente - acabou por complicou muito a escolha da cadeira, porque de início achava que queria uma mais durável).
No nosso caso, que ele sai de casa a dormir antes das sete da manhã era imperativo uma cadeira rotativa, e com várias possibilidades de reclinação. Sendo rotativa tem de ser isofix, e são as mais caras. Desisti da cybex porque há muitas reclamações da sirona que agora abre na base e eles descartam-se e dizem que é só estético, a minha marca do coração com um dos melhores ovos do mercado ficou de lado. A marca foi comprada e multiplicaram-se os modelos, sirona s,q, m, z. Esqueçam, só um deles tem testes independentes e é o mais caro, e tem reclamações, podia correr muito bem, ou mal e dar chatices.
A escolha foi então para a Britax Romer Dualfix m i size. Estou mega satisfeita, o 360 muda tudo, é super fácil e poupam-se as costas e muitos minutos no entra-sai.