Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nervoso Miudinho

blog humorístico (esperemos) sobre tudo e mais frequentemente sobre nada

10
Abr16

Sobre o feminismo

nervosomiudinho.blogs.sapo.pt

Há dias comentei num blog acerca de feminismo. E chamaram-me feminista com conotação negativa. Não percebo a associação. Para mim é um elogio, acredito na igualdade de oportunidades e de tratamento. Feminismo é a luta por direitos humanos e pela igualdade de género. 

Em boa verdade até percebo, há aí muita mulher confusa acerca do conceito, o que levou à sociedade a ver com maus olhos o feminismo. Ainda no dia da mulher comentei noutro blog que dizia que ser mulher era mais especial, e que sentimos um filho dentro de nós e temos um vínculo mais especial. Tremi, fiquei com trejeitos oculares durante largos minutos com a coisa mais sexista que ouvi. Estar condenada e restrita a uma função biológica é muito sexista e parvo, ignorante até. Há mulheres que escolhem e há mulheres que não podem ser mães, não são menos pessoas nem menos mulheres por isso. As mulheres que adoptam são mais especiais do que as que tiveram a capacidade biológica só para depois maltrataram os filhos. Durante séculos se lutou para a mulher poder ser mais do que mãe. Não que ser mãe não seja meritório e seja o objectivo de vida de algumas mulheres que estão no seu direito de se sentir completamente realizadas só por um papel. Como estão ao que preferem apenas outros e não o de mãe. 

 

A opinião de Maisie Williams, actriz que dá vida a Arya em Game of Thrones, espelha o que penso. 

 

"Lembro de pensar: 'É tipo como toda a gente?' E aí eu reparei que nem toda a gente é feminista, infelizmente"

"Mas também acho que deveríamos parar de chamar feministas de 'feministas' e começar a chamar as pessoas que não são feministas de 'sexistas' — e o resto das pessoas são só humanas. Ou você é uma pessoa normal ou um sexista."

 

 

4 comentários

  • Olá. Tristemente ainda estamos longe de igualdade. Ainda se pergunta às mulheres se já casaram e aos homens como está o emprego. Às mulheres se querem engravidar em entrevistas.
    Fora os países em que não há direitos humanos para as mulheres, muito mais grave ainda e existe ainda.
  • Sem imagem de perfil

    Rita 10.04.2016

    Essa questão das entrevistas tem o que se lhe diga! E a minha posição é controversa. Se eu encontrasse um/uma anormal que me perguntasse se eu tinha planos para engravidar eu não teria pejo nenhum em mentir! Afinal onde está a falta de ética, em descriminar ou em mentir? Depois de engravidar dizia que tinha sido acidente e ele não me podia despedir tão cedo. Só depois dos patrões perceberem que as suas pressões não alteram a vida das pessoas é que vão encasquetar que não o podem fazer. Enquanto as mulheres continuarem a sentir-se pressionadas e deixarem que as descriminem ou que alterem os seus planos para o futuro, isto não muda! De certa forma, nós mulheres somos tão culpadas como os homens. É um paradoxo que tendo sido as mulheres a educar as crianças ao longo dos séculos, não as tenhamos educado para a igualdade! Isso é que me mete confusão! Continuar a ver mulheres a ensinar as filhas a lavar a louça enquanto os filhos estão com os pais a jogar à bola no jardim! Daí a questão das avós, se elas acreditavam na igualdade, as mães e os pais já deviam ter sido educados por igual, que falar dos netos e bisnetos!
  • Depende do emprego. Depende do vínculo. Depende da tarefa.
    Se fores constatada para fazer trabalho de risco, colocas em perigo a vida dum eventual filho, não podes engravidar enquanto estiveres nessa tarefa. E se fores contratada por 6 meses, acaba o contrato e pode não ser renovado.
    Falar é fácil.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Também estou no facebook

    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D

    subscrever feeds

    Comentários recentes

    As imagens apresentadas no blog são na sua maioria retiradas da internet, se as fotos lhe pertencem e/ou têm direitos de cedência de imagem, por favor envie um email que eu retiro. nervosomiudinho@sapo.pt